Qual é o tempo de vida útil da Lâmpada Deutério do espectrofotômetro DR6000 e da Lâmpada de Tungstênio usada nos espectrofotômetros DR3900 e DR6000 da Hach?

ID Artigo

ID Artigo HE434

Data da Publicação

Data da Publicação 02/09/2022
Imprimir
Pergunta ou Título
Qual é o tempo de vida útil da Lâmpada Deutério do espectrofotômetro DR6000 e da Lâmpada de Tungstênio usada nos espectrofotômetros DR3900 e DR6000 da Hach?
Resposta
A vida útil de uma lâmpada é normalmente avaliada em horas.
Para uma lâmpada de tungstênio (visível) em uso contínuo, a vida útil estimada é de aproximadamente 5.100 horas. Já uma lâmpada de deutério (UV) a vida útil estimada é de aproximadamente 1.000 horas.
 
Infelizmente, esta informação só é útil para equipamentos cuja lâmpada fique continuamente acesa.
 
As lâmpadas dos espectrofotômetros DR6000 e DR3900 não ficam ligadas continuamente. As lâmpadas são ligadas e desligadas para cada medição (o que corresponde a 1 ciclo) que é o número de vezes que a lâmpada é ligada e desligada, ou seja, o número de medições. Esse número de ciclos é registrado no menu Histórico da lâmpada do equipamento.
 
A vida útil de uma lâmpada que é ligada intermitentemente é difícil de prever, pois depende do número e da duração dos ciclos de energia. A temperatura do filamento e a umidade afetam a corrente de pico da lâmpada e o nível de corrosão do ambiente também pode afetar.
 
Como resultado, não há especificação de quantas medições a lâmpada irá durar. Portanto, não há especificação para a vida útil da lâmpada e não há recomendação sobre a frequência com que a lâmpada deve ser substituída.
 
As Lâmpadas são verificadas pelos técnicos durante uma inspeção de manutenção preventiva recomendada. No caso de apresentarem desgaste importante, é sugerida a substituição.
 
Todas as vezes em que o equipamento é ligado ou retorna do Modo de espera ocorre uma auto verificação completa incluindo a verificação das lâmpadas. Caso a lâmpada apresente falha ou desempenho insuficiente, o equipamento não passará pela auto verificação e acusará um problema na lâmpada.


As instruções para troca das lâmpadas são descritas nos respectivos manuais dos equipamentos, e a substituição pode ser realizada pelo próprio usuário.
 
Os equipamentos DR3900 e DR6000 possuem sistema óptico com duplo feixe eletrônico que proporciona resultados analíticos mais precisos e que compensa um certo nível de oscilação da lâmpada.