Quais são os tipos e diferenciais dos meios de cultura?

ID Artigo

ID Artigo HE415

Data da Publicação

Data da Publicação 11/03/2021
Imprimir
Pergunta ou Título
Quais são os tipos e diferenciais dos meios de cultura?
Resposta

O meio de cultura pode ser líquido, semissólido ou sólido e tem como principal função prover os nutrientes necessários para o desenvolvimento e o bom crescimento de células e outros organismos vivos. Como são utilizados em variadas aplicações, são específicos para cada tipo de célula ou micro-organismo mantido em cultura. Além disso, podem conter diversos tipos de ingredientes como extratos de tecidos animais ou vegetais, além de compostos orgânicos e inorgânicos. Há meios que são enriquecidos com nutrientes além dos encontrados habitualmente, os seletivos, que permitem o crescimento de somente determinados organismos e outros meios para finalidades diversas.

Meio de cultura enriquecido
Apresenta uma grande porção de nutrientes que favorecem o crescimento de micro-organismos, até mesmo os que possuem maior dificuldade em crescer em cultura.

Meio de cultura seletivo
Possui componentes que possibilitam o crescimento de determinados organismos e inibe a proliferação de outros.

Meio de cultura diferencial
Possuem componentes que permitem diferenciar a cultura de organismos distintos em um mesmo meio. Para isso, utilizam corantes e outros produtos para promover essa diferenciação.

Meio de cultura de transporte
São úteis em situações que não é possível realizar a cultura logo no momento de coleta. Para isso, utiliza-se o meio de cultura de transporte, que permite a manutenção de boas condições para sobrevivência do organismo até que esse possa ser cultivado em seu meio de rotina.

Meio de cultura de triagem
São ideais para avaliar algumas características metabólicas dos organismos, permitindo identificá-los e caracterizá-los.

Meio de cultura de identificação
Realizam provas bioquímicas para identificar determinadas características fisiológicas e peculiares de alguns microrganismos.

Meio de cultura de contagem
Aplicados quando da verificação da quantidade de populações microbianas.

Meio de cultura de estocagem e manutenção
Esses meios de cultura são os mais conhecidos e utilizados em laboratórios. Permitem que micro-organismos e células sejam mantidos e estocados, garantindo nutrientes e um ambiente favorável ao seu crescimento.