Qual é a precisão dos discos coloridos?

ID Artigo

ID Artigo HE225

Data da Publicação

Data da Publicação 10/07/2020
Imprimir
Pergunta ou Título
Qual é a precisão dos discos coloridos?
Resposta
EXATIDÃO DE DISCO DE COR 

DISCOS DE COR ÚNICA
Espera-se que os resultados dos testes sejam iguais ou inferiores a dois terços do valor mais alto na faixa de disco, ou seja, sejam iguais ou superiores a +/- 10, 15 ou 20% do valor real da concentração do analito em dois terços da faixa de teste do disco para serem classificados como Grupo I, II ou III, respectivamente.
 
Exemplos:
Para um disco com faixa de 0 a 15 mg/L, a precisão em dois terços da faixa (10 mg/L) é 10 +/- 10% ou +/- 1,0 mg/L. Os valores nessa faixa devem situar-se em +/- 1,0 mg/L do valor real da concentração de analito para o disco ser classificado no Grupo I.
Para um disco com faixa de 0 a 20 mg/L, a precisão em dois terços da faixa (13,3 mg/L) é 13,3 +/- 15% ou +/- 2,0 mg/L. Os valores nesse intervalo devem estar dentro de +/- 2,0 mg/L do valor real da concentração de analito para o disco ser classificado no Grupo II.
 
*****
Espera-se que os resultados dos testes acima de dois terços do valor impresso mais alto na faixa do disco coincidam em +/- 10, 15 ou 20% do valor real da concentração do analito para o disco ser classificado como Grupo I, II, ou III, respectivamente.
Exemplos:
Para um disco com faixa de 0 a 15 mg/L, a precisão de uma leitura da concentração de analito de 12,0 mg/L (80% da faixa) deve ser 12,0 +/- 10% ou +/- 1,2 mg/L, para ser classificado como um disco do grupo I.
 
Para um disco com faixa de 0 a 20 mg/L, a precisão para uma leitura da concentração de analito de 18 mg/L (90% da faixa) deve ser de 18 +/- 15% ou +/- 2,7 mg/L, para ser classificado como um disco do grupo II.
 
DISCOS MULTI-CORES
As leituras de discos de pH de ampla faixa são precisas para +/- 0,3 unidades de pH.
As leituras de disco de pH vermelho de fenol e azul de timol são precisas para +/- 0,2 unidade de pH.
As leituras de disco de pH do azul de bromotimol são precisas para +/- 0,1 unidade de pH.
A precisão para discos de duas cores sem pH é calculada da mesma maneira que para discos de uma cor.