Pergunta ou Título
Ensaio de imageamento automatizado multiplexado para compostos cardiotóxicos usando o sistema ImageXpress Pico
Resposta
Células e tecidos derivados de células-tronco tornaram-se uma alternativa cada vez mais atraente em relação aos testes tradicionais in vitro e in vivo no desenvolvimento de produtos farmacêuticos e avaliação da segurança toxicológica.
Neste estudo, foram utilizados cardiomiócitos derivados de célula-tronco humana induzida (iPSC) para desenvolver leituras funcionais e morfológicas para testagem dos efeitos de diferentes compostos em um formato de ensaio multi-paramétrico. Foram adquiridas imagens e realizadas análises de células cardíacas derivadas de iPSC com o sistema de imageamento automatizado ImageXpress Pico para simultaneamente determinar a frequência de oscilação de cálcio, viabilidade celular, integridade do citoesqueleto, apoptose e mitocondrial função. Efeitos na frequência de batimento dos cardiomiócitos foram caracterizados por medições de oscilações de cálcio. A avaliação de diferentes leituras fornece uma visão adicional sobre os mecanismos de ação de vários compostos. Os métodos foram caracterizados usando um conjunto de drogas cardio-ativas conhecidas e compostos cardiotóxicos selecionados.
Acesse a nota de aplicação para conhecer os métodos e visualizar os resultados deste estudo:
https://www.moleculardevices.com/en/assets/app-note/dd/img/multiplexed-automated-imaging-assay-for-cardiotoxic-compounds-using-imagexpress-pico