Um ensaio de imageamento de alto-conteúdo de formação de tubo usando o modelo de angiogênese in vitro

ID Artigo

ID Artigo HE163

Data da Publicação

Data da Publicação 08/24/2020
Imprimir
Pergunta ou Título
Um ensaio de imageamento de alto-conteúdo de formação de tubo usando o modelo de angiogênese in vitro
Resposta

A angiogênese, formação de novos vasos sanguíneos a partir dos já existentes, é uma etapa crítica envolvida em vários processos biológicos, como brotamento endotelial, proliferação, migração, invasão e diferenciação. Angiogênese desregulada é uma marca do estado da doença e está relacionada a uma ampla gama de implicações clínicas, incluindo o crescimento tumoral.

Para um objetivo específico de desenvolver terapêutica contra tumores, um modelo robusto de angiogênese in vitro que recria um ambiente fisiopatológico é imperativo para avaliar a resposta das células endoteliais a compostos inibitórios ou estimulantes. O ensaio de formação de tubo é um dos modelos representativos de um microambiente in vivo e permite aos pesquisadores avaliar rapidamente os efeitos anti-angiogênicos ao quantificar estruturas tubulares semelhantes a capilares derivadas de células endoteliais cultivadas em uma matriz extracelular.

Esta nota de aplicação descreve o desenvolvimento de um ensaio automatizado de formação de tubo, ao combinar marcadores fluorescentes e um sistema de imagem de alto conteúdo, onde estruturas tubulares 3D intactas podem ser melhor visualizadas e várias medições fenotípicas podem ser geradas para caracterizar o efeito anti-angiogênico na morfologia do tubo. HUVEC (Human Umbilical Vein Endothelial Cells) foram plaqueadas em Matrigel pre-solidificadas em microplacas de 96 poços e tratadas com o medicamento anticâncer Suramin em diferentes diluições para demonstrar a robustez do método, que garante o rendimento, a sensibilidade e a consistência do ensaio.

Para maiores detalhes, acesse a nota de aplicação através do link abaixo:

https://www.moleculardevices.com/en/assets/app-note/dd/img/high-content-tube-formation-assay-using-in-vitro-angiogenesis-model