O que é semente, e como é utilizado na diluição de DBO?

ID Artigo

ID Artigo HA44

Data da Publicação

Data da Publicação 01/16/2020
Imprimir
Pergunta ou Título
O que é semente, e como é utilizado na diluição de DBO?
Resposta
O termo "semente" refere-se a microrganismos que consomem a matéria orgânica biodegradável em amostras para medição da demanda bioquímica de oxigênio (DBO).

As águas residuais domésticas ou efluentes das estações de tratamento biológico da água (antes da desinfecção) fornecem a melhor fonte de sementes e fornecem os resultados mais reprodutíveis. Outras fontes, como águas residuais industriais, podem não ter microrganismos suficientes ou podem conter toxinas que impedem o crescimento de organismos. Se as águas residuais não estiverem disponíveis, prepare uma solução de sementes a partir de uma cápsula liofilizada, como PolySeed®. Qualquer que seja a fonte de semente usada, ela exercerá algum consumo. Portanto, um controle de sementes deve ser utilizado para corrigir essa demanda. As versões mais antigas do Standard Methods indicaram que a captação de Oxigênio Dissolvido (OD) da água de diluição semeada deve estar entre 0,6-1,0 mg/L, as versões mais recentes indicam um mínimo de 2,0 mg/L. Consulte os Standard Methods atuais ou o seu órgão regulador local para verificar este requisito.

Ao determinar a DBO, é necessário ter uma população de microrganismos que possam oxidar (ou consumir) a matéria orgânica biodegradável presente na amostra. Se houver pouca bactéria presente na amostra, pode não ocorrer o consumo completo de matéria biodegradável, apresentando resultados imprecisos. Em amostras de efluentes antes da desinfecção, isso não é um problema, pois a amostra conterá bactérias suficientes para fazer o trabalho. No entanto, em certos tipos de amostra, como alguns resíduos industriais, resíduos de alta temperatura e efluente tratado, não há atividade bacteriana suficiente para consumir o material que está presente. Nestes casos, a semente deve ser adicionada. A semente é simplesmente uma solução que contém uma população suficiente de bactérias. A Hach oferece o PolySeed®, uma cápsula de sementes que pode ser adicionada às amostras.

As sementes requerem pH, controle de temperatura e nutrientes adequados, como fósforo, cálcio e magnésio para o crescimento adequado. Os sachés de tampão de nutrientes Hach fornecem os nutrientes e o pH necessários.

O livro Hach Technical Bluebook 'Introduction to Biochemical Oxygen Demand' fornece mais informações sobre DBO.