O que é a precisão do comprimento de onda, a reprodutibilidade do comprimento de onda, a resolução do comprimento de onda e a largura de banda?

ID Artigo

ID Artigo HA41

Data da Publicação

Data da Publicação 01/16/2020
Imprimir
Pergunta ou Título
O que é a precisão do comprimento de onda, a reprodutibilidade do comprimento de onda, a resolução do comprimento de onda e a largura de banda?
Resposta
A precisão do comprimento de onda é a capacidade do dispositivo de operar no comprimento de onda selecionado. Em outras palavras, se eu selecionar um comprimento de onda central de 546nm, o comprimento de onda central real emitido pela amostra pode ser tão baixo quanto 544,5 ou tão alto quanto 547,5 com base em uma precisão de comprimento de onda de ± 1,5 nm (a precisão do comprimento de onda varia de instrumento para instrumento. Consulte o manual do proprietário para obter as especificações do seu instrumento).

 
Reprodutibilidade do comprimento de onda é a capacidade do dispositivo retornar ao mesmo comprimento de onda; então, novamente, se eu selecionar 546 nm (e o dispositivo realmente atingir 546,8 nm devido ao erro no comprimento de onda na precisão), defina a especificação para um comprimento de onda diferente e depois retorne a 546 nm. No retorno, se esperaria que o comprimento de onda voltaria para o comprimento de onda original +/- 0,1 nm ou entre 546,7 e 546,9 nm.
 
Resolução de comprimento de onda é a resolução de seleção de comprimento de onda. Todos esses três primeiros parâmetros estão relacionados à capacidade do dispositivo de girar a grade de difração para a posição conhecida (precisão), uma posição específica (precisão) e com resolução (resolução).
 
A largura de banda está relacionada à pureza espectral da luz emitida pela amostra e é controlada principalmente pela largura da fenda de saída. Por outro lado, um laser produz luz monocromática verdadeira ou luz de apenas uma frequência. Um monocromador seleciona uma pequena amostra de um espectro de dispersão de luz que geralmente contém mais de uma frequência ou comprimento de onda da luz. Conforme nosso exemplo acima, selecionando um comprimento de onda de 546 nm (na verdade 546,8 nm), a emissão através da amostra compreenderia comprimentos de onda 544,3 a 549,3, uma largura de banda de 5 nm. A largura da fenda é geralmente fixa na maioria dos espectrômetros. Embora a largura de banda de um monocromador seja controlada principalmente pela largura da fenda de saída, em um monocromador com uma largura de fenda de saída fixa, o ângulo de luz incidente que é disperso pela grade de difração também pode contribuir para pequenas alterações na largura de banda em função do comprimento de onda.