Quais são as diferentes maneiras de medir a dureza na água?

ID Artigo

ID Artigo HA34

Data da Publicação

Data da Publicação 01/16/2020
Imprimir
Pergunta ou Título
Quais são as diferentes maneiras de medir a dureza na água?
Resposta
A dureza é mais comumente medida por titulação com uma solução EDTA. Uma titulação envolve adicionar pequenas quantidades de uma solução a uma amostra de água até que a amostra mude de cor. Você pode titular uma amostra para obter uma dureza total usando uma bureta ou um kit de teste. Você também pode medir a dureza do cálcio separadamente da dureza do magnésio ajustando o pH e usando indicadores diferentes. Os kits de teste de contagem de gotas Hach para dureza total usam um conta-gotas para adicionar a solução EDTA à amostra.
 
O kit de análise para dureza total, Model HA-71A (Código # 145201), que utiliza indicador ManVer, funciona melhor com amostras de água natural, especialmente quando ferro e manganês estão presentes, ou quando a alcalinidade é alta. 

O kit de análise para dureza total, Model 5-B (Código # 145300), kit de análise para dureza total, Model 5-EP (Código # 145400), e o kit dureza (Total), Model 5-EP MG-L (Código # 145401), que utiliza o reagente UniVer, funciona melhor para amostras industriais, que pode conter concentrações altas de metais, assim como cobre.

 
Outros kits estão disponíveis para medir a dureza de cálcio e magnésio separadamente.

 
Os kits que usam o Titulador Digital podem medir as concentrações de dureza com mais precisão do que os kits de titulação com contagem de gotas. Isso ocorre porque o Titulador Digital distribui a solução EDTA em incrementos muito pequenos. Os kits que usam o titulador digital usam o indicador ManVer.
 
As fitas de teste também estão disponíveis para medir a dureza. Uma cor se desenvolve na fita e ela corresponde a uma tabela. A tabela mostra cores para concentrações de 0, 25, 50, 120, 250 e 425 ppm, ou 1, 1,5, 3,7, 15 e 25 grãos por galão (gpg). Use tiras de teste quando uma faixa geral de dureza for suficiente. As tiras de teste não devem ser usadas quando é necessária uma concentração exata de dureza.
 
Ao precisar medir a dureza em água extremamente macia, onde se espera que a concentração seja menor que 4 mg/L como CaCO3, use um colorímetro como o DR900 ou um espectrofotômetro como o DR3900, DR1900 ou DR6000. O cálcio também pode ser medido usando um eletrodo íon-seletivo modelo ISE25Ca ou no titulador automático AT1000, com o eletrodo de cálcio modelo 9660C, fabricado pela Radiometer Analytical. Um eletrodo é o melhor método a ser usado quando a cor ou a turbidez na amostra interferem nos métodos de titulação ou colorimétricos.
 
A Hach Company também fabrica vários analisadores de dureza on-line para monitoramento contínuo da dureza, como os analisadores de dureza modelo SP 510 e APA6000. Esses instrumentos podem ativar alarmes ou bombas quando a concentração de dureza atingir as concentrações selecionadas.