Como os métodos de alcalinidade medem hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos?

ID Artigo

ID Artigo HA11

Data da Publicação

Data da Publicação 01/16/2020
Imprimir
Pergunta ou Título
Como os métodos de alcalinidade medem hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos?
Resposta
A alcalinidade é expressa como alcalinidade fenolftaleína ou alcalinidade total. A alcalinidade da fenolftaleína mede os hidróxidos e metade dos carbonatos em pH 8,3. A alcalinidade total mede toda a alcalinidade de carbonato, bicarbonato e hidróxido a um pH 4,5 (aproximadamente).

A alcalinidade da fenolftaleína é medida por titulação da amostra até um ponto final de pH de 8,3 que corresponde ao ponto final do indicador de fenolftaleína. A alcalinidade total é medida por titulação da amostra até um valor-limite de pH de 4,5 correspondente ao valor-limite do indicador verde-metil-verde de bromcresol. Ao fazer uma titulação sequencial para medir tanto a fenolftaleína quanto a alcalinidade total, as medidas de alcalinidade total incluem todo o titulante adicionado desde o início da titulação (incluindo o titulante usado para chegar ao ponto final da fenolftaleína). A alcalinidade da fenolftaleína é um subconjunto da alcalinidade total.

As concentrações individuais de hidróxido, carbonato e bicarbonato podem ser estimadas pelas medições de fenolftaleína e alcalinidade total e pelo uso da "Tabela de relacionamento com alcalinidade" nos métodos de titulação de alcalinidade 8203 ou 8221.

Alkalinity, Phenolphthalein and Total Method 8203                                      
Alkalinity, Phenolphthalein and Total Method 8221 BT
 

Tabela 3 – Relação de alcalinidade

Linha Resultado da titulação Alcalinidade de
Hidróxido
Alcalinidade de
Carbonato
Alcalinidade de
Bicarbonato
1 Alcalinidade P=0 0 0 =Alcalinidade
Total
2 Alcalinidade P=Alcalinidade
Total
=alcalinidade total 0 0
3 Alcalinidade P é =1/2 da
Alcalinidade Total
0 -Alcalinidade P x 2 =Alcalinidade Total
-
(Alcalinidade P x 2)
4 Alcalinidade P =1/2 da
Alcalinidade Total
0 =alcalinidade
total
0
5 Alcalinidade é maior que
1/2 da alcalinidade total
=(Alkalinidade P x 2)
- Alcalinidade total
=(Alcalinidade total-Alcalinidade P)
x 2
=0

Como exemplo, considere uma solução teoricamente pura de água e hidróxido de sódio. Todo o hidróxido seria medido por titulação até um pH de 8,3. Seria necessário muito pouco ácido adicional para atingir um pH de 4,5, uma vez que existem muito pouco ou nenhum carbonato ou bicarbonato (teoricamente). Portanto, a alcalinidade da fenolftaleína seria igual à alcalinidade total e tudo seria hidróxido.