Amônia x Amônio – qual a diferença entre essas formas nitrogenadas?

ID Artigo

ID Artigo HA8

Data da Publicação

Data da Publicação 01/16/2020
Imprimir
Pergunta ou Título
Amônia x Amônio – qual a diferença entre essas formas nitrogenadas?
Resposta
Amônia e amônio são diferentes formas nitrogenadas. O principal fator que determina a proporção de amônia para amônio na água é o pH. A atividade da amônia também é influenciada pela força iônica e temperatura. É importante lembrar que o NH3 não ionizado pode ser prejudicial aos organismos aquáticos, enquanto o amônio ionizado é basicamente inofensivo.

A equação química que guia a relação entre amônia e amônio é:
NH3 + H2O <-> NH4+ + OH-
 
Quando o pH é baixo, a reação é direcionada para a direita e, quando o pH é alto, a reação é direcionada para a esquerda. Em geral, a uma temperatura em torno da temperatura ambiente, a um pH menor que 6,0, a proporção de amônio-N mais amônia-N como NH3 é muito baixa e como NH4+ é muito alta. Em um pH em torno de 8,0, a proporção de NH3 é de 10% ou menos e, em um pH ligeiramente acima de 9,0, a proporção é de cerca de 50%. A atividade da amônia aquosa também é muito menor em baixas temperaturas e maior em altas temperaturas. Isso significa que, a baixas temperaturas e pH baixo, a atividade como NH3 é ainda mais baixa e como NH4+ é ainda mais alta. Quando o pH for > 11, todos os íons de amônio-N em solução serão convertidos em amônia-N.

O eletrodo IntelliCAL ISENH3181 de Amônia pode ser usado para medir o íon amônio (NH4+) após a conversão em amônia (NH3). Isso é feito através da adição do Hach Ammonia ISA, que tampona o pH para > 11 e aumenta a força iônica da amostra. O método ISE de amônia mede amônio-N mais amônia-N. É muito difícil determinar diretamente a atividade da amônia aquosa; portanto, é usado o substituto de amônio-N mais amônia-N e, em seguida, os valores apresentados de amônio-N mais amônia-N são usados para determinar se uma concentração medida fornecerá amônia em um nível que é prejudicial para os organismos aquáticos.
 
Se a temperatura e o pH da amostra forem conhecidas, a tabela abaixo pode ser usada para determinar qual porcentagem de amônia total está na forma de amônia (NH3). Essa porcentagem na forma decimal pode ser multiplicada pela amônia total da amostra para calcular a amônia da forma NH3. A diferença entre a amônia total e a forma NH3 pode ser usada para calcular o íon amônio (NH4+) presente na amostra.