Qual a diferença entre as unidades de turbidez NTU, FNU, FTU e FAU? O que é JTU?

ID Artigo

ID Artigo HA2

Data da Publicação

Data da Publicação 12/31/2019
Imprimir
Pergunta ou Título
Qual a diferença entre as unidades de turbidez NTU, FNU, FTU e FAU? O que é JTU?
Resposta

NTU significa Unidade de Turbidez Nefelométrica que significa que o instrumento está medindo a luz dispersa da amostra em um ângulo de 90 graus em relação à luz incidente. 

FNU é a sigla de Formazin Nephelometric Units que também significa que o instrumento está medindo a luz dispersa da amostra em um ângulo de 90 graus da luz incidente. O FNU é usado com mais frequência ao fazer referência ao método de turbidez ISO 7027 (europeu). 

O NTU é usado com mais frequência ao fazer referência ao método USEPA 180.1 ou Standard Methods. 

Quando a formazina foi adotada inicialmente como padrão de referência primário para turbidez, foram utilizadas unidades de FTU ou Formazin Turbidity Units. Essa unidade, no entanto, não especifica como o instrumento mede a amostra. 
 
FAU, ou Formazin Attenuation Units, significa que o instrumento está medindo a diminuição da luz transmitida através da amostra em um ângulo de 180 graus em relação à luz incidente. Esse tipo de medição geralmente é feito em um espectrofotômetro ou colorímetro e não é considerado uma medida de turbidez válida pela maioria das agências reguladoras.  

A JTU ou Jackson Turbidity Unit é uma unidade histórica usada quando as medições foram feitas visualmente usando um turbidímetro Jackson Candle. A água foi vertida em um tubo até que uma chama embaixo do tubo não pudesse mais ser distinguida. 

As unidades de turbidez NTU, FNU, FTU e FAU são todas baseadas em calibrações usando os mesmos padrões primários de formazina. Portanto, quando um padrão de formazina é medido, o valor para cada uma dessas unidades será o mesmo, no entanto, o valor nas amostras pode diferir significativamente.