Qual é a diferença entre branco do reagente e branco da amostra?

ID Artigo

ID Artigo HA1

Data da Publicação

Data da Publicação 04/17/2020
Imprimir
Pergunta ou Título
Qual é a diferença entre branco do reagente e branco da amostra?
Resposta

Um branco de reagente refere-se a um pequeno erro positivo nos resultados do teste proveniente dos próprios reagentes. A Hach faz todos os esforços para fabricar reagentes com valores em branco insignificantes e, geralmente, os valores são tão pequenos que não afetam a precisão do teste. 

O valor do branco do reagente é mais relevante ser medido e subtraído dos resultados do teste em baixas concentrações. Por exemplo, subtrair um valor de branco do reagente de 0,02 mg/L de um resultado de teste de 0,06 mg/L altera o resultado em mais de 30%. Por outro lado, subtrair um valor de branco do reagente de 0,02 mg/L de um resultado de 1,23 mg/L altera os resultados em menos de 2%. 

Para medir o branco do reagente, use água deionizada de boa qualidade no lugar da amostra e execute o teste como de costume, adicionando reagentes e aguardando as etapas programadas. Subtraia esse valor dos resultados da amostra. O valor do branco do reagente pode mudar de um lote de reagente para o próximo. Portanto, meça o branco do reagente sempre que usar um lote diferente de reagente. 

Uma amostra em branco refere-se ao uso da amostra para zerar um instrumento durante um procedimento de teste. Uma amostra em branco pode corrigir possíveis erros de cor ou turbidez existentes na amostra antes da adição dos reagentes. 

Ao zerar o instrumento com uma amostra em branco, apenas a cor que se desenvolve a partir da reação com os reagentes é medida. Como a cor e a turbidez do fundo podem variar de amostra para amostra, um branco de amostra é mais comumente utilizado para zerar o instrumento.